Blog da Montebello
15% da população acima de 45 anos sofre com problemas na tireoide
02/08/2022Segundo o Ministério da saúde cerca de 60% (sessenta por cento) das pessoas com algum tipo de doença da tireoide desconhece a sua condição. Além disso, outro dado interessante é que as mulheres têm de cinco a oito vezes mais chances de desenvolver esses problemas do que os homens.
O que é tireoide?
Antes de tudo é importante salientar que “tireoide” não é o nome de doença, mas sim, de uma glândula localizada no pescoço de todo ser humano. O problema surge quando os hormônios produzidos por ela passam a apresentar níveis anormais ou desregulados.
A tireoide é uma glândula em formato semelhante ao de uma borboleta que fica logo abaixo do “Pomo de Adão ou gogó” e que desempenha funções muito importantes para nossa saúde. Os hormônios produzidos pela tireoide (T3 e T4, tri-iodotironina e tiroxina) agem no corpo humano de modo geral, bem como, no nosso metabolismo desde a nossa formação no útero até a velhice.
Além disso, a importância da tireoide para a nossa saúde é tão ampla que o seu funcionamento interfere em questões, como: peso, concentração, humor, desenvolvimento das crianças, memória, equilíbrio emocional, regulação de ciclos menstruais, fertilidade e assim por diante. Por isso, os problemas na tireoide também estão entre as principais causas de infertilidade feminina.
Qual a diferença entre hipertireoidismo e hipotireoidismo?
Conhecidos como problemas ou distúrbios da tireoide, ocorrem quando há desequilíbrio na produção dos hormônios liberados pela referia glândula que pode passar a liberar uma quantidade insuficiente ou produzi-los em excesso.
1. Hipertireoidismo
Nessa caso há a produção em excesso dos hormônios da tireoide fazendo com que as funções do corpo passem a operar de forma mais rápida do que deveria.
Sintomas do hipertireoidismo: nervosismo, irritabilidade, baixa necessidade de sono, taquicardia, transpiração alta e perda de peso.
Importante: alguns hormônios tireoidianos podem ser encontrados em produtos para emagrecer e seu uso é extremamente perigoso. Tome cuidado e não utilize medicamentos sem orientação médica.
2. Hipotireoidismo
Nessa caso há a produção insuficiente dos hormônios da tireoide fazendo com que as funções do corpo passem a operar de forma mais lenta do que deveria.
Sintomas do Hipotireoidismo: sonolência, batimentos cardíacos lentos, cansaço, ganho de peso, tendência a depressão, intestino preso, e assim por diante.
Sintomas na garganta
Além dos descritos acima quando falamos sobre os distúrbios da tireoide é importante está atento aos seguintes sintomas na garganta: dor, desconforto, e a presença de nódulo ou caroço na região do pescoço, pois podem ser um sinal de alerta sobre alterações na glândula.
Diagnóstico
Para chegar ao diagnóstico de problemas relacionados a tireoide faz-se necessário a realização do exame de TSH e o T4 livre, ambos são exames de sangue que medem a quantidade de hormônios na corrente sanguínea. Além disso, através da ultrassonografia da tireoide, é possível avaliar a presença de nódulos ou outras alterações na glândula.
Tratamento
Infelizmente as doenças relacionadas a tireoide, tais como: hipertireoidismo e hipotireoidismo não são raras. De modo geral o tratamento dessas doenças pode ser realizado com medicamentos e acompanhamento médico.
Porém, em casos mais sérios onde a medicação não surtirá efeitos indica-se a realização da tireoidectomia; nome dado a cirurgia para retirada total ou parcial da glândula tireoide. O procedimento é realizado pelo médico especialista em cirurgias de cabeça e pescoço sendo indicado em casos de confirmação do câncer de tireoide.
A cirurgia também pode ser indicada quando surgem nódulos que comprometem funções fundamentais, tais como: fala, deglutição e respiração. Por isso, é importante ficar atento aos sinais que o nosso corpo manda e cuidar da saúde constantemente.
Se você sente algum dos sintomas relatados neste texto, procure um médico, pois quando não tratadas as doenças relacionadas a tireoide podem ser graves.
Você já conhecia o tema?
Compartilhe o assunto nas redes sociais e informe outras pessoas sobre os problemas na tireoide. E, se você quer saber mais sobre saúde e bem-estar, não deixe de conferir nossas redes sociais.
Fontes: bvsms e arthurvicentini